Você tem cuidado bem do seu projetor?

Um projetor ou datashow, como também é conhecido, é um investimento que não é dos mais baratos e o pior de tudo é ele parar de funcionar no meio de uma apresentação por causa de uma falha que poderia ter sido evitada pelo próprio usuário ou as pessoas encarregadas de cuidar dele.

Certamente você se preocupa em trocar a vela do seu filtro de água da sua casa ou escritório porque trata-se de uma questão de saúde e o faz regularmente, nem que seja quando a água começa a ficar com uma coloração um pouco “estranha”.

E o filtro do ar condicionado, você também se preocupa com ele, assim como os filtros de ar e de óleo do seu caro?

Pois deveria, porque além de uma questão de saúde, no caso do ar condicionado, pode “doer” no bolso em se tratando do automóvel.

Projetores também têm filtros, você sabia disso?

Não fique envergonhado se a sua resposta for “não” porque você não é o único que não sabia, e então é bom continuar a ler este artigo.

Se você sabia que projetores tem filtros e eles são importantes para a “saúde deles” (e do seu bolso) e não dá a mínima para os filtros do seu projetor, aí eu já acho que é motivo para ficar preocupado, porque “o pior cego é aquele que não quer ver”.

Para que servem os filtros dos projetores?

Filtros servem para filtrar obviamente e no caso particular dos projetores eles tem por missão não deixar que as partículas de poeira do meio ambiente penetrem no projetor pois, em linhas gerais, podemos dizer que ela será prejudicial a qualidade da imagem que será exibida.

Você já deve ter notado que todo projetor tem uma ou duas gradezinhas como a mostrada na figura abaixo. Geralmente temos uma na parte frontal e outra na parte de trás ou embaixo.

Grade de filtro do projetor

Ao removermos estas grandes encontramos por trás delas o filtro propriamente dito.

Na figura abaixo você um filtro em estado deplorável de sujeira que, com certeza, provocou problemas no projetor que, na melhor das hipóteses, foi fazê-lo desligar “de repente”.

Filtro de projetor precisando limpeza urgente

Se você tem dúvida de como retirar o filtro para limpar a melhor opção é procurar as instruções no manual do usuário do seu projetor (que nós brasileiros não gostamos muito de ler).

Perdeu o manual, não sabe onde está, jogou fora? Não se desespere, peça ajuda a São Google que ele faz milagres.

Como limpar os filtros e de quanto em quanto tempo.

Não existe uma regra rígida quanto a periodicidade com que se deve providenciar a limpeza dos filtros, pois vários fatores irão influenciar como a frequência com que o projetor é utilizado e o próprio ambiente. Eu diria que não custa nada, pelo menos, dar uma olhadinha de vez em quando antes que chegue no estado mostrado na figura acima.

Se você notar que já existe uma razoável quantidade de poeira acumulada retire a telinha de tecido e bata numa lata de lixo de modo similar ao que se faz com tapetes.

Nunca utiliza compressor, principalmente, com o filtro no lugar porque a poeira irá se espalhar para dentro do projetor.

Lavar a telinha em água corrente moderadamente e deixar secar ao ar livre antes de colocar no lugar pode ser uma boa opção.

Há casos em que o filtro ficou tanto sem limpar que ao retirá-lo ele se desfaz na sua mão, aí você terá que providenciar um filtro novo.

Se você tem amor ao seu projetor e, principalmente, ao seu bolso não deixe de colocar o filtro de volta ou os danos poderão ser bem ruins.

O que pode acontecer com o projetor quando o filtro está sujo?

A função dos filtros é barrar a entrada de poeira para dentro projetor permitindo, entretanto que haja circulação de ar para refrigerar a lâmpada o que é fundamental para a vida da mesma que esquenta muiiiiiiiiiiiito.

Sensores de temperatura costumam promover o desligamento do projetor quando a temperatura interna atinge limites proibidos, mas a insistência em manter o equipamento ligado certamente irá levar a destruição da lâmpada, se não de outras partes também e aí o prejuízo é grande como vemos na figura abaixo que mostra uma lâmpada destruída por excesso de temperatura.

Lâmpada de projetorexplodida

Às vezes não basta limpar o filtro

Alguns fabricantes têm um método “radical” para obrigar você a limpar o filtro, colocando um contador de horas de uso que não permitirá que o projetor ligue enquanto você não limpar o filtro e para “ele saber” que você fez o dever de casa não basta limpar o filtro, você terá que resetar ou zerar este contador e par tal precisará ver o procedimento no manual do usuário.

Oh! My God, NUNCA FAÇA ISTO!

Nunca desligue o projetor retirando a tomada diretamente da parede, “na marra”.

Desligue no botãozinho do projetor e espere todas as luzinhas apagarem.

Quando você desliga no botãozinho a lâmpada apaga, mas a ventoinha interna de refrigeração da lâmpada continua ligada por alguns minutos para refrigerá-la totalmente.

Por enquanto estas são algumas dicas que podem lhe ajudar a economizar alguns bons reais.

No próximo post abordarei os tipos de projetores que existem para quem pretende comprar um e não sabe o que fazer com tantas marcas e modelos para escolher.

Se o post lhe foi útil e você gostou deixe um comentário e compartilhe com seus amigos, seja solidário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *